Os Senhores da Praia #OpinioesBazinga


Nesta semana de férias fiz um estudo intensivo sobre... Os Senhores da Praia!
O que é isto? Vou falar de todo e mais algum sotor que podemos encontrar na praia. Ora então comecemos.

O Marinheiro
O Marinheiro é aquele que sabe bem onde pôr a toalha. Ou seja, seja a que horas chegar à praia, sabe sempre, metodicamente, onde colocar os seus apetrechos, pois sabe quais as horas a que o mar está a baixar ou a subir.

A Família Tornado
É aquela família que grita "Águaaaaa!" como se seguisse de um apocalipse - na verdade acontece algo semelhante -  e segue a correrem, todos desalmados, pela areia abaixo até ao mar. Lançando areia por onde passam.

Os Bifes
Normalmente são estrangeiros, turistas, que vêm fazer férias ao nosso país e que teimam a não usar chapéu de praia, porque deve pesar. Ora nestes casos, temos as 3 categorias, o mal, médio ou bem passado. O Mal Passado, é aquele que se mantém branquinho, anda sempre coberto de protector factor mil e um; super protegido do sol; que mesmo à noite, parece que brilha; esse sim leva chapéu. O médio, é aquele que usa protector sempre que pode, apesar de não estar tipo philadelphia no pão, e que consegue ganhar um tom morenito ou um ligeiro vermelho. O Bem Passado, normalmente são os mais idosos ou os mauzões, que vão ali para a praia especados ao sol; a única razão para usar chapéu, é para guardar as bebidas ao fresco; e que metem aqueles óleos bronzeadores quando chegam, e nunca mais o usam, ganhando um tom super vermelho que até custa olhar.

Os monárquicos
Aqueles que assim que chegam à praia, têm de construir uma mini-muralha em volta das suas coisas, e caso tenhas o azar de estar distraído, e sem querer, pisas esta estrutura arquitectónica, levam com os olhares laser de toda a família.

O Miúdo Cão
Aquele que só quer escavar buracos, e que os pais têm a consciência de chamar a atenção ao menino "Joãozinho não atires areia para a toalha da tua irmã", nisto o Joãozinho virasse para outro lado e ficas tu a levar com a areia. "Olhe desculpa podes parar ou mudar de sitio?" - ele - "Oh mãe está senhora chatear-me" - eu - "O seu filho está a encher-me de areia" - a senhora - "Se calhar merecia", depois sussurra "Olha-me a estupida". Neste caso o melhor remédio é não pensar onde está o vento quando sacudir a toalha. Foi o que aconteceu, ao que a senhora aí disse "Então estou a levar com areia menina" - e eu - "Opah desculpe não olhei para o vento, e se calhar merecia não sei"

Os protectores
Esta espécie protegem-se a eles próprios ao mesmo tempo que te protegem a ti. Como? São aqueles que ao porem protector ou bronzeador, apontam para todo o sitio menos para o próprio braço ou perna. Caso estejas deitado perto desta espécie, habilitas-te a levar com um pouco de protector pela vista adentro...

Os normaizinhos
As pessoas que chegam, têm piedade pelas pessoas que estão ali, e tentam levantar a menor areia possível. Aprontam as coisinhas no areal. E fazem a sua praia sem incomodar.

A Revista
Aquele senhora que fala alto ao telemóvel, e naqueles 15 minutos sabem de onde é, a vida da pessoa com quem está a falar, as baldrocas que faz para pagar menos ao fisco - sim, eu ouvi uma senhora a falar sobre este pro menores -, e sabes quem é a família dela de forma hierárquica. Temos também as vizinhas, que são as velhinhas que falam alto como se tivessem muito longe uma da outra, que falam sobre a Cristina Ferreira e o novo namorado; sobre a Grécia e o Passo Coelho; sobre o assassinato que leram no Correio da Manhã; e sobre a estúpida da nora que a outra tem.

Por enquanto foram estes espécimes que me constaram, tenho a certeza que muitos outros por aí andam. Quando os encontram falarei por aqui.
Image Map

2 comentários:

  1. Não querendo ferir susceptibilidades mas falta aí o "Tenho a mania que sou bom" que encontramos pelas praias fora quase sempre em grupos de 3 ou 4 "manos", com calções curtinhos, um bronze que nem se percebe bem o porquê de quererem bronzear mais ainda e recobertos de nhanha que os faz cintilar mais do que o sol.. Não fazem mal a ninguém é verdade mas fartam pá :b

    Carolina | 1495 M. acima do nível do mar

    ResponderEliminar