Cuidados a ter... com a alimentação

Fiz análises à pouco tempo, fui fazê-las de consciência tranquila e super relaxada, mas... os resultados não vieram assim tão bons. Açúcar a mais, e o colesterol alto! Minha nossa como é possível? É possível e actualmente é fácil termos estes dois valores altos, é mais frequente do que se imagina.

O facto de andarmos sempre à pressa de um lado para o outro, de termos as refeições rápidas, de nem saber bem o que comemos. Parecemos magros, e por isso pensamos que aquele bolinho não nos vai fazer mal. Todo este estilo de vida acelerado, machuca a nossa saúde e por vezes de forma silenciosa, como é o meu caso.

Sou uma falsa magra assumida, à muito tempo que sei que posso ser magra, mas que a minha % massa gorda é acima do que parece estar.

Sou uma gulosa assumida, por isso os valores do açúcar, não foram uma novidade para mim, apesar de nunca pensar que estariam descontrolado desta forma.

Quanto ao colesterol, há várias possíveis causas. Por vezes vou buscar comida fora, e a minha preocupação é pedir sempre algo grelhado. Problema: normalmente os grelhados não são o problema, o problema é o que os restaurantes/cafés colocam na chapa ou grelha, que geralmente é ou óleo ou banha de porco, algo muito prejudicial para a nossa saúde.

Outro problema que pode provocar estes valores, é o facto de: - o período entre acordar e tomar o pequeno almoço é muito grande; - o pequeno almoço é pouco; - entre o pequeno-almoço e o almoço, não há nenhum lanche; - os lanches da tarde nem sempre existem, e por vezes é um bolinho gostoso; - a quantidade de água está longe de ser a recomendada...

Posto isto, e para ver se as próximas análises me mostram valores melhores, e de gente saudável, como a ajuda da minha prima que é nutricionista - e que me conhece como açucardependente- , e aproveitando a oportunidade do ginásio ter consulta de nutrição. Irei partilhar convosco as alterações que farei, e depois os resultados que terei. Boa?

Por agora o que fiz foi:
- Comer qualquer coisa na primeira hora do dia. Isto é um iogurte, ou uma peça de fruta, para que o corpo tenha algum sustento
- Chegar ao escritório e comer qualquer coisa complementar ao que comi na primeira hora
- Meio da manhã, um snack saudável.
- No Coffee Break, ir colocando cada vez menos açúcar
- Ao almoço tentar colocar legumes. Normalmente comia apenas cenoura a acompanhar, mas tornei-me a melhor amiga do Go Natural, e como o ginásio tem lá um, depois do treino vou lá buscar a minha saladinha.
- Durante a tarde ter pelo menos um lanche, sempre com coisinhas saudáveis
- Instalei a app Water Drink Reminder, que me relembra para beber água, consoante o nosso peso e altura, calcula a quantidade de água necessária
- E com muuuuito esforço lá vou ter de ser menos gulosa. Pronto muito menos gulosa. Vai me custar horrores, mas é para o bem da minha saúde.
- A melhor dica de todas é... planear! Pleaneiem os lanchinhos que levam para o dia, assim não haverá margem para aquele bolinho delicioso na montra do café.

Olhem por vocês, e cuidado com a vossa saúde, por vezes de forma silenciosa podemos nos estar a prejudicar a nós mesmos.

14 comentários:

  1. Bons conselhos. Tenho dificuldade em ser saudável, tenho imenso trabalho sempre e ando sempre a correr de um ladonpara o outro. mas pelo menos tento fazer exerci o sempre que posso


    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactmente o meu problema, uma correria sempre de uma lado para o outro, reuniões atrás de reuniões, e depois quando notas, já passou uma eternidade e nem comida nem água.

      Passei a trazer sempre uma água comigo; ando com a marmita sempre comigo, com uma sandes (não de pão branco) porque piora o colesterol, com um queijo menos gordo, ou queijo fresco (quando trago sandes como metade de manhã, metade à tarde); tenho granola, para quando tiver tempo misturar com iogurte; iogurtes; palitos de cenoura, ou trago de casa, ou compro aquelas embalagens que já trazem os palitinhos.

      Porque tenho mesmo de ter atenção, fiquei meeesmo assustada credo.

      Qualquer coisa pergunta, eu partilho o que ando a fazer, pode ser que seja bom também para ti.

      Beijos
      Andreia C

      Eliminar
  2. É engraçado que eu é ao contrário.
    Com 130kg tenho o colestrol bem, a glicémia bem, tudo bem, só tenho anemia... Mas tudo controlado. Quando as pessoas dizem "Ah esse peso deve ter colestrol, isto e aquilo" e eu digo que não ficam todos de boca aberta...

    Beijinho e força :)
    E vou instalar essa APP que beber pouca água é o meu forte :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas por vezes só acreditam quando passam pelas situações, no meu caso pensam que não falo asério quando falo no meu colesterol, porque sabem que como bem sem exageros, mas muita coisa pode influenciar.

      A app a mim ajuda-me, depois diz se funcionou contigo.

      Beijos
      Andreia C

      Eliminar
  3. otimas dicas, eu confesso que não sou muito boa com horarios das minhas alimentação, as vezes fico ate o dia todo se comer, pois eu tenho dificuldade em ter come

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois fome nunca me dá, por isso é que por vezes falho os lanches, ou o pequeno almoço, mas são o suficiente para estarmos a fazer mal a nós mesmas.

      Beijos
      Andreia C

      Eliminar
  4. Que óptimas dicas, tenho urgentemente de começar a fazer uso dela :)
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estarei por aqui, qualquer dúvida manda email ou mensagem no facebook, que eu partilho alguma dica que funciona comigo.

      Beijos
      Andreia C

      Eliminar
  5. Olá Andreia,

    Boas ideia para uma vida mais saudável.O meu marido bem precisa, colestrol e triglicéridos elevados....na Segunda o médico "trata-lhe da saúde"....pior vai ser convencê-lo a adoptar este tipo de medidas!

    Beijinho e bom São Martinho,
    Carla
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Quando a saúde nos dá um alerta convém ficarmos atentos, e olharmos por nós. Eu cá tento ser o mais saudavel e olha a gulodice já me deu esta chatice, mas se é para o nosso bem tem de ser!

      Muita força para o teu marido!

      Beijos e obrigada por estares desse lado
      Andreia C

      Eliminar
  6. Adorei os teus conselhos, também estou um pouquinho como tu a seguir bem estas regras... sofro de colestrol genético desde os 11 anos, SIM EU SEI... é muito muito mau. Já não faço análises há imenso tempo e ando com um pouco de medo por causa dos valores do açucar, acho que me vou assustar!
    Gostei muito do teu blog, queria segui-lo mas não encontrei aqui onde registar-me :( No entanto, segui a tua página do Facebook*
    Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica,

      genético é pior, tens de ter cuidado. Tens de ir fazer análises, nem que seja para veres que tens tudo controlado, mas tem de ser. E as más noticias mais vale sabe-las a tempo de as corrigir do que tarde demais sim? Vá, vai lá fazer umas análises e vais ver que está tudo bem!

      Obrigada por gostares, o que faço, faço por mim, mas também por pessoas como tu que estão a aturar-me desse lado :)

      Olha obrigada por me relembrares, pois é com a alteração que fiz no layout nem reparei que me esqueci de colocar o link para os seguidores, bem visto, obrigada

      Beijos
      Andreia C

      Eliminar
  7. Olá Andreia
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Nerdy Chill Out.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já,

    Equipa Swonkie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada pelo contacto o email do blog é nerdychillout@gmail.com

      Obrigada
      Andreia C

      Eliminar