Aquele nó na garganta || Nerdy

Porque nem tudo na vida é cor-de-rosa, e porque prefiro falar do que há para falar, em vez de ser só borboletas e alegria.

Este Domingo que passou vi partir um dos pilares da minha vida, o meu avô. Foi um homem e tanto, não só com H grande, mas com as letras todas grandes.

Foi quem lutou com um cancro no iate (o que junta o esófago ao estômago), algo que o médico nos avisou que iríamos vê-lo cheio de dores impossíveis, que o iríamos ver a decair de dia para dia. Entretanto alastrasse para os pulmões... E sabem que mais? Ninguém na família sabe com certezas, se ele teve dores ou não, porque quando estávamos com ele, nunca mostrou essas angustias ou dores, estava ali pronto para nos dar um sorriso, e tentar falar connosco no seu tom de gagês.

Foi o Homem que deu um baile a todos nós, e nos mostrou que nada nem ninguém é obstáculo, para seguirmos em frente, e se há uma pedra no caminho só temos de alçar a perna e passar por cima.

Este foi o Homem que mostrou que se quisermos não é a velhice que nos pára, porque ele trabalhou toda a vida, ainda ajudava nas lides do campo, e criou os filhos e netos sem nada lhes faltar.

Era quem corria atrás de mim, quando depois de me dizer "Podes vir com o avô mas não vás para longe", sabia que bastava ele me dizer isso para eu, miudinha, desatar a correr entre as oliveiras com os cães a desafia-lo.

Era quem agora já velhinho, me agarrava no queixo e sorria, porque as palavras custavam a sair, porque sempre teve muito para falar, e tão rápido que já não conseguia dizer tudo o que queria, por isso bastava agarrar no queixo, sorrir e dizer "És tu". Eu sabia o que aquele gesto e palavras significavam.

Senti que o acompanhei até ao fim, nunca me vou esquecer de nenhum momento, desde os passeios que me levava pelas terras; do ar sério que fazia sempre; e aquele que nunca me vou esquecer, será a forma como me apertou a mão, de forma tão forte como nunca senti, no momento em que partiu, foi o jeito que ele naquele momento encontrou para me dizer "Estarei aqui".

O meu avô, continua a ser um pilar na família, porque cada um de nós ficou com um pouco do grande Ser que ele foi.

Talvez nunca lhe disse nada disto, mas sei que o fiz sentir bem e que ele sentiu tudo isto.
Image Map

7 comentários:

  1. Infelizmente temos que lidar com a perda daqueles que amamos e talvez seja dos piores momentos que tenhamos que passar na vida. Mas temos que ter força e continuar a viver com a alegria que essas pessoas gostariam que tivéssemos e o orgulho que elas têm de nós. Força.

    ResponderEliminar
  2. Acredita que ele mudou apenas de morada. Uma morada longe e por agora inacessível para ti... Mas uma morada que não lhe toldará o pensamento e o amor. Uma morada que lhe permite estar sempre junto a ti.
    Um beijinho grande *
    P.S. Já sabes, que se por acaso achares, que um almoçinho aqui com a amiga te fará bem, é só marcar :)

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente temos que viver ao longo da nossa vida assim, com perdas.
    Mas tu és forte, portanto, vai-te custar mas vais ultrapassar, é preciso é força, e tens os teus familiares, amigos, e até mesmo aqui os teus seguidores para te ajudarem a ultrapassar.
    A vida é uma merda e temos que sobreviver na mesma, mesmo sabendo que de um dia para o outro estás de olhos fechados, (desculpa a asneira).

    Força!

    xoxo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  4. Estas perdas são irreparáveis e são as que mais custam. Já não tenho avós vivos, mas guardo deles os valores e amor que me transmitiram. É doloroso, mas a vida tem de seguir em frente, de modo a que eles possam continuar a orgulhar-se de nós.

    Beijos e muita força,
    Francisco

    ResponderEliminar