Eu não sei porque é que é assim tão difícil andar de metro civilizadamente. Vamos começar a nomear regras básicas sim?
1. Na cancela onde se passa o cartão por favor não empurre as pessoas, a porta de plástico não abrirá mais rápido por empurrar. Caso queira passar pela cancela sem passar cartão, pergunte à pessoa da frente se pode passar com a mesma, ou viaje com um amigo.
2. Quando o metro chega, por favor aproximesse junto da linha amarela (sem passar para lá da mesma). Não faz sentido estar sentado no banco ou a entretido a jogar, e só se lembrar que tem o metro para apanhar quando ouve os *bips*
3. Se pretende entrar no metro, por favor deixe as pessoas saírem de dentro do metro, para que assim haja mais espaço para as pessoas entrarem.
4. Se está a tentar entrar no metro e não há espaço lembresse que não é função compactar no mesmo, se não há espaço apanhe o próximo pois virá vazio.
5. Se está sentado e há grávida à vista, seria agradável perguntar se a mesma se quer sentar. Se disser "Não obrigada" por favor continue sentado.
6. Quando o metro está quase a chegar à sua estação de destino, por favor aproximesse da porta de saída. Não vale a pena tentar ser minhoca e fazer corta-mato entre as pessoas que estão à sua frente.
7. Se não gostou do post, ou se gostou comente :]
Concordo com tudo. Devemos respeitar as pessoas para também sermos respeitados e não só nos transportes públicos mas em todo o lado!
ResponderEliminarHahahahha os que tentam passar atrás de mim na cancela estão bem tramados! Ou fecha primeiro ou ficam com os tintins entalados.
ResponderEliminarGrande post, eu odeio ser empurrado nas cancelas e os seguranças saberem disso é nada fazerem. A única forma de resolver isso era ter os fiscais todos os dias e não só quando o rei faz anos... Só acrescentava um ponto sobre as pessoas que nas escadas rolantes nunca se chegam para a direita porque dá mais jeito falar lado a lado!
ResponderEliminarDe facto esqueci me desse ponto, e em especial as velhinhas que ateimam andar mesmo ao meio da escada
EliminarO civismo português no seu melhor a cada estação de metro lisboeta, como entendo...
ResponderEliminarshimmerbeauty.blogspot.pt
As coisas são simples mas as pessoas agem como se estivessem a usar o metro sozinhas...
EliminarAhhh esta publicação só entende mesmo quem for civilizado e andar no metro de Lisboa...
ResponderEliminarEstive quatro dias em Lisboa o ano passado e o metro foi daquelas coisas que mais confusão me fizeram. Coisas que para mim pareciam regras de educação e civismo básicas (basicamente todas as que nomeaste no texto) eram olhadas de lado pelo resto das pessoas. Como se eu fosse um unicórnio.
ResponderEliminarSim, são coisas que me fazem confusão!
Eliminar