ACMA | Casamento: Loading... 94,8%

No projeto ACMA desafiaram-me a criar um artigo sobre celebração, e como não podia deixar de ser, e faltando um mês certinho para o grande dia, falo-vos de toda a preparação do meu casamento!
Fiquei noiva dia 28 de Janeiro de 2016, e desde então que ando numa roda viva de emoções, celebrações e decisões. E por isso decidi responder a alguma perguntas colocadas por alguns de vocês.
Atenção é apenas a minha opinião, e partilha de como as coisas funcionaram connosco.


  • Qual é a primeira tarefa de todas?
O primeiro mesmo é estarmos noivos certo? Ou pelo menos querermos organizar o nosso casamento, com outra pessoa que também queira o mesmo. Portanto pronto 1, arranjar noiva/noivo

  • Qual foi a reação da minha família?
Nem sempre a reação é das melhores, e no meu caso foi um pouco dura algumas reações que tive, mas o importante é acreditarmos, e se o casamento é algo que querem mesmo fazer, lutem por isso mesmo.
Ouvi desde, "Mas porquê? Estás grávida?!"; "Mas o que é que pensas que estás a fazer?", até ao reconfortante "Sério?! Boa vamos festejar!"; "Ui daqui nada e pertences à equipa dos casados"; ou "Então e para quando a festa? Já quero tremoços e vinho!"
Como vêm tive boas e más reações.

  • Como planear o casamento?
Para não se esquecerem de nada, sugiro-vos o mesmo truque que eu usei. Como sou super esquecida, por isso inscrevi-me no site casamentos.pt, que tem lá uma lista de tarefas, por cada periodo. Ou seja , o que fazer 6 meses antes, o que fazer 3 semanas antes. Achei super útil e ajudou-nos a não esquecer de nada.
Aconselho a viverem cada tarefa, divirtam se a planear o vosso casamento, porque isso é muito importante

  • O vestido
Não levem muita gente convosco, muitas pessoas irão dar muita opinião, e convém que sigam o vosso gosto, e não o que a vizinha do 3ºFrente vos diz que é giro.
O primeiro vestido que vestirem irá dar-vos uma sensação estranha, porque nunca se viram assim vestidas, portanto experimentem vários formatos para verem qual vos faz sentir melhor.
Quando sentirem que encontraram o vosso vestido, tirem foto, guardem, procurem vestir outro e voltem a vestir o tal, para terem a certeza que é aquele que querem. Senão estão vocês a passar um dia, frente a uma loja de noivas, e dizem "Bolas este é que era giro"

Convém que tratem do vestido com tempo, se conseguirem 6 meses antes, o meu demorou esse tempo a vir para a loja. Senão também não será grave e encontraram o vosso vestido de certeza.

  • O sítio
A escolha do sitio baseou-se nos seguintes fatores boas referencias sobre o catering (e ter catering da própria quinta, ou seja a comida é toda confecionada lá); tem várias coisas incluídas no serviços, ou seja, mesmo que o preço por pessoa seja um pouco mais elevado compensa, pois o que iriamos pagar por cada serviço à parte ultrapassaria o valor; dedicação da pessoa responsável, nota-se bem quem tem aqueles sítios só pelo dinheiro, e quem tem aqueles sítios também porque é algo que gosta de fazer.
Sabemos que há quem goste de tendas, mas o que nos fez escolher um sitio que não fosse tenda, foi o facto de termos tido más experiências, casamentos no Verão a tenda aquece tornando se desconfortável para os convidados, e agora imaginem nos com aqueles vestidos lindíssimos e o noivo de facto, acho que muito calor é algo que não precisamos nesse dia.

  • O tema
Ui que belo 31 que isto foi, ele puxava para as relíquias do futebol; eu puxava para as relíquias dos jogos, mesmo aqueles antigos, desde o Tetris até ao King Kong!
Mas depois de mil e uma ideia, acho que o consenso foi "Filmes"

  • Os convites
A nossa ideia inicial era sermos nós a fazer os convites, mas rapidamente percebemos que seria impossível; visto que requer tempo livre que nenhum de nós tem de momento.
Portanto o truque foi irmos às várias feiras de casamento, fazermos uma prospeção dos preços realizados pelos vários stands de convites; e acabámos por mandar fazer os convites lá para o Entroncamento.

  • Quem convidar?
Façam uma lista inicial, separem por Família || Amigos || Nice to Have. Foi assim que fizemos. É nestas alturas que temos de ter noção quem são realmente os nossos amigos, podemos ter mil e uma pessoas a quem chamamos de amigo, mas na verdade temos talvez 10 ou menos, não é verdade?
Quanto à questão quem devem convidar, e se convidam X devem convidar Y, senão alguém vai ficar chateado. Sinceramente isso não foi a nossa prioridade, o casamento é algo único, e estará quem vocês querem que lá esteja, e não convidem por conveniência, não vale a penas o gasto, nem faz sentido. E se alguém não se der bem com outro convidado, olha metam-nos em mesas separadas.

  • O que deu mais trabalho?
Acho que o que nos deu mais trabalho foi, a casa. Não vivíamos juntos, e decidimos comprar uma casa, e toda essa burocracia foi o que nos deu mesmo muito trabalho.
Sobre o casamento propriamente tido, não acho que tivéssemos dito muito trabalho em nada em particular; talvez a distribuição dos convites. Porque à família convém irmos a casa deles, conviver um pouco e tal. Os amigos, uns conseguimos entregar durante um cafezinho, outros quiseram que jantássemos com eles; não quero dizer que tivesse dado trabalho, mas levou muito tempo.

  • Quanto custa?
Ainda não fiz o somatório final, mas vai longo o gasto.
É bom que tenham uma ideia de até onde podem gastar, e planeiem com tempo, porque custa menos se tiverem despesas a pouco e pouco do que tudo de uma vez.
Conseguem reduzir gastos, se o sitio para o copo de água incluir o máximo de coisas, como por exemplo incluir DJ/animação, incluir babysitting; incluir decoração; incluir bolo. Tudo isto são gastos que podem ser reduzidos.

  • Extras
É sempre bom darmos o nosso toque pessoal, por isso acabamos sempre por comprar qualquer coisinha extra, ou até mesmo fazer uns quantos DIY, mas isso irei desvendar num post que fizer pós-casório.


  • E o Nome?
É cada vez mais raro vermos alguém a alterar o nome, porque casou. Contudo nós somos um pouco diferentes do normal, o pensamento foi se os nossos filhos irão ter o meu apelido e o dele, porque não mudarmos ambos os nossos nomes e também adotarmos o apelido um do outro. E assim ficou!

Ah atenção, como a alteração de nome requer um novo cartão de cidadão, e alteração de nome em mil sítios, façam-no numa segurança social que tenha o balcão "Perdi a carteira" que resolvem tudo num só sítio.
A alteração de nomes é feita após o casamento, por isso não haverá stress na lua de mel, pois passaporte e identificação ainda tem o vosso nome antigo.

Comenta, partilha ou faz-me mais perguntas!


Ah não te esqueças, se és blogger/youtuber e queres fazer parte do próximo ACMA envia email para acma.cultura@gmail.com e diz-nos o porquê de quereres participar. Atenção, não precisas de participar todos os meses
Descobre mais ACMAS em:
Anda Daí! •• Hey, Pêssegos •• Comic Life 
Cor Sem Fim •• Miss Melfe •• Bookaholic


13 comentários:

  1. Muitos parabéns! Gostei muito do post e do teu blog :) Sigo, beijinho

    The Brunette's TofuInstagram

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais: parabéns! Que grande passo, e que bom que é quando se quer mesmo! Disto tudo, achei mais interessante mesmo a escolha do nome. Acho muito bonito fazerem isso assim :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Alos Jiji
    Obrigada sim decidimos criar já o nome de familia, é diferente e para nós faz sentido :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo noivado!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns e felicidades aos dois.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que post tão interessante e bem a cara desta época. Com certeza que irá ajudar muitos noivos :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  7. Eu não tenho o desejo de casar, mas acho que para quem tem deve ser extremamente prazeroso viver não só o dia mas todo o caos de organizar um. Desejo-te as maiores felicidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ines,
      Qquem me conhece maria rapaz desde sempre, nunca pensavam que um dia eu casasse. Mas digo te estou a adorar cada tarefa, cada chatice ultrapassada.

      Obrigada

      Eliminar
  8. Nerdy, nerdy, nerdy...
    Que post tão bom.

    Sabes, quando falava em casamento (com o Pedro, amigos e família) sempre disse que queria ter dois anos para preparar o casamento e toda a gente fica "WTF?" mas eu tenho uma lógica...
    Ir distribuindo os gastos para não custar tanto. Simples.
    Por exemplo, esta semana, sem querer comecei a despachar o topo do bolo... Parece parvo mas a verdade é que sem querer parei numa página de facebook que adorei um topo do bolo e era super barato. Mandei fazer protótipo e pronto...
    Parece que não, ter tempo dá para planear tudo com muita calma, comprar as coisas por fases e viver mais esta aventura :)

    Relativamente ao primeiro ponto, ainda não houve pedido (mas vai haver ainda este ano) mas devido a quintas cheias para setembro de 2019 começámos a planear as coisas.
    Beijinho* :)

    ResponderEliminar