ACMA | O jogo da Infância

Mais um mês que tenho a honra de participar no projeto ACMA, e desta vez recordamos a Infância, os livros, as imagens que não nos saem da memória, os lugares, aquelas músicas que se passarem na rádio nos fazem julgar estarmos na Eurovisão... E por aqui falemos de... jogos! Sim meus caros, falo-vos de jogos, e quero saber quem se lembra deles!

Antigamente, quando os computadores e consolas não dominavam o mundo, enchendo-os de Invisibles e Pokémon, haviam os jogos tradicionais, que nos faziam ter aquela ferida no cotovelo, e nodoa negra enorme na perna. Quem não teve uma infância cheia de mazelas, não sabe o que é!

A bela da Macaca! Bastava encontrarmos uma pedra que escrevesse no alcatrão e pimbas lá estávamos nós a saltitar ao pé-coxinho. Problema era quando nos tínhamos de baixar e pegar a pedrinha para voltar para trás, ui tantas vezes que os meus joelhos conheceram o chão...

A Apanhada! Talvez um dos jogos mais violentos que tínhamos, nós corríamos uns atrás dos outros, sem mais não, e quando estávamos tão perto de apanhar aquele colega, tornávamos nos em excelentes jogadores de rugby e saltávamos no ar para o colega não nos escapar!

Também tínhamos a variante da "Apanhada", que era a Cabra Cega, igual, mas com um lenço, ou a fita do cabelo de alguém a tapar-nos os olhos, e depois de voltas e voltas, lá íamos nós às cegas à procura de alguém. Escusado será dizer, que a piada era ninguém avisar se havia algum buraco no chão, ou passeio para descer, e que algumas vezes, caíamos de cu no chão.

As Escondidas, fizeram me conhecer o que era uma colmeia. Pois meus caros, num belo dia achei de esconder-me na parte de baixo de um banco de jardim, de cimento, era o esconderijo ideal, e realmente era, até eu tentar sair de lá, e.… bati com os pés na colmeia e as abelhas não acharam piada. Nesse dia ganhei um gémeo digno de um culturista, tirando a parte que eu tinha apenas uns 5 anos, e que aquilo era só inchaço de picadas de abelha. Fora isso, tinha um belo gémeo!

As ditas Corridas dos Ovos, simples e super peganhento! Dividíamos os amigos em dois grupos, duas colheres e ovos eram os ingredientes essenciais. cada equipa tinha de ir e vir do ponto A até ao ponto de partida, transportando com na boca a colher que tinha o ovo, o objetivo era ir e vir sem partir o ovo. Ganhava a equipa que terminasse a corrida, com menos ovos partidos.

Se o recreio tivesse alguma zona com areia, digam lá senão sabia bem um belo duelo de Berlindes? quem não tem algures entre a arrecadação e o refugo do armário o seu saquinho de berlindes heim?

Os Legos era aquela cena muito à frente, que dava para construirmos aviões, camiões, e quem sabe algo demasiado abstrato para decifrar o que era, quantas horas de entretimento bem passado, certo?

Na minha infância, dei bom uso à vacina do tétano. Porquê? Sejam sinceros, quem jogou futebol com latas? Por vezes não vinha brincar aquele amiguinho que tinha aquela bola de futebol boa, e pronto lá vai de achatar uma lata, e chuta para a frente que é golo!


Ai ai, bons e velhos tempos!
---- // ----
Se te quiseres juntar ao projecto envia email para corsemfim@gmail.com com o teu nome, idade, blog, e porque te queres juntar a nós!

8 comentários:

  1. E não éramos tão felizes a esfolar joelhos, a ferir cotovelos e outros que tais? Havia tantos jogos tããão bons que nos permitiam conhecer tanto uns dos outros. E era o convívio total, frente a frente, com jogos diferentes para dias de sol e dias de chuva. Honestamente, sentimos cada vez mais que estamos a ficar velhos, mas podemos orgulhar-nos de dizer que preferimos a nossa infância à que se vive agora. É que os miúdos não se lembram do seu melhor dia de tv, mas com certeza vão-se lembrar das melhores histórias vividas com quem gostam!
    Excelente partilha! Fez-nos rever a nossa própria infância. Só não jogámos à colher e ovo, porque de resto, era futebol para a frente, para o ele, e casas de bonecas montadas na rua para a ela ahahah

    ResponderEliminar
  2. Joguei todos esses jogos durante a minha infância e adorava! Alguns desses voltei a jogar no ano passado na praxe e foi muito divertido.
    Beijinhos

    https://mycurlycraziness.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro me da minha praxe, e também joguei o jogo do ovo e foi uma porcaria :P mas foi brutal.

      Beijos
      Andreia C

      Eliminar
  3. Incrível como me fizeste voltar à infância! Meu Deus.
    Tudo o que falaste eu joguei! Que lindoooo :)
    Acho que as gerações futuras já não vão ter esta sorte :( Sabem lá os putos de hoje em dia o que é jogar à bola com latas -.-
    Enfim.

    Falta aí um jogo que a mim particularmente me dava muito gozo: mamãzinha dá licença :)

    Beijinho <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha bem lembra, mamã dá licença, e o 1...2...3... macaquinho do chinês!

      Eu faço questão de continuar a ter essas brincadeiras com o meu sobrinho e filhos dos meus primos!

      Beijo
      Andreia C

      Eliminar
  4. Oh pááááá que bom! <3 eu ADORAVA jogar às escondidas - ainda hoje gosto, quando apanho primos a jeito :p já sozinha, era legos. Legos, e mais legos! Fiquei nostálgica agora :D

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem nostalgica né?

      Sim também uso essa desculpa, quando tenho os meus priminhos e sobrinho com paciência lá vivo eu novamente a infância :P

      Beijos
      Andreia C

      Eliminar